Cesar Gomes Victora
Notícias

Cientista brasileiro premiado por pesquisa em amamentação

Cientista brasileiro premiado por pesquisa em amamentação

Na última terça-feira foram anunciados os ganhadores do Prêmio Gairdner, a mais importante premiação científica do Canadá, e o médico brasileiro Cesar Gomes Victora estava entre eles na categoria Saúde Global. Os ganhadores do Gairdner são considerados potenciais candidatos para o Prêmio Nobel. Cesar foi o primeiro brasileiro a receber o prêmio e foi condecorado por seus estudos na área de amamentação e nutrição materno-infantil. Suas pesquisas foram as principais responsáveis pela modificação nas diretrizes concernentes à amamentação ditadas pela OMS.

O estudo foi realizado em 1982 nas cidades de Porto Alegre e Pelotas, RS, e as principais descobertas foram que crianças amamentadas exclusivamente até os 6 meses, sem a introdução de água, chás ou outros alimentos, tiveram risco de morte por diarreia e pneumonia. O estudo ainda detectou o impacto negativo da ingestão de água, suco ou chás durante o primeiro ano de vida do bebê. O prêmio foi concedido muito tempo após a pesquisa para que houvesse um período de tempo que viabilizasse o impacto dos resultados da mesma nas políticas de saúde e na população. A Organização Mundial de Saúde (OMS), a UNICEF e grande parte dos países do mundo, recomendam que bebês sejam exclusivamente amamentados até 6 meses (sem receber qualquer outro alimento ou líquidos que não sejam o leite materno), e com alimentos complementando a dieta até os 2 anos ou mais.

O médico relatou que na época do estudo, a amamentação costumava durar apenas 3 meses e o leite em pó era considerado o alimento mais moderno e de primeira escolha no que se referia à alimentação infantil. Entretanto, ele percebia que mesmo após tratados, os bebês alimentados com fórmula retornavam ao serviço de saúde gravemente doentes. Isso acabou despertando o interesse do cientista pela amamentação, e ele começou a pesquisar se ela seria um caminho viável e barato para diminuir a prevalência de doenças e mortes em bebês até um ano.

Cesar Gomes Victora epidemiologiaFonte da foto: aqui

Fiquei extremamente feliz quando soube que primeiro brasileiro a receber o Prêmio Gairdner é um cientista com pesquisas voltadas para a amamentação! Nossa caminhada está só começando, mas já apresenta tantos frutos que temos motivo para comemorar todos os dias.
Cada vida salva pelo aleitamento vale a pena toda a nossa luta diária!

E você? Já amamentou ou protegeu e incentivou uma lactante hoje?
Juntos somos mais fortes!

Faça parte da minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos e gratuitos! Clique aqui.

Aproveite para se inscrever no meu canal do Youtube, sempre posto novidades por lá!
Beijo grande!

Fonte:

Epidemiologia UFPEL

Estadão Saúde

ZH Vida e Estilo

Chá de Bebê
Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply