Declaração de Innocenti 1990
Sem Categoria

Declaração de Innocenti

Declaração de Innocenti

A Declaração de Innocenti, assinada em 1990 em um encontro internacional na Itália, marcou a origem da Semana Mundial de Aleitamento Materno SMAM, que desde então acontece no mundo inteiro entre os dias 1 e 7 de agosto.

Ela surge para diminuir a mortalidade infantil, para garantir a adoção de legislação que proteja a mulher que amamenta no local de trabalho, além de implementar os famosos “Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno” em todas as maternidades dos países participantes. Ela ainda criou um comitê nacional de coordenação de amamentação para cada país e implementou o Código Internacional de Marketing em  Substitutos do Leite Materno. Esse código proíbe a oferta de presentes e amostras grátis a profissionais de saúde e o uso de palavras ou imagens em anúncios que idealizem a amamentação por mamadeira.

Para garantir que os países que assinaram o documento o seguissem a risca, foi fundada em 1991 a organização Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação, ou World Alliance for Breastfeeding Action (WABA)

Em 2005 a Declaração foi reavaliada de acordo com os avanços já obtidos naquele momento e com o objetivo de descrever os novos desafios para uma alimentação ideal para o lactente e a criança pequena. Ela também sugere um caminho a seguir para assegurar o direito da criança a uma nutrição adequada.

Segundo ela, a melhoria das práticas em aleitamento poderia salvar a vida de 3.500 crianças por dia. Além disso, melhoraria a qualidade de vida de tantas outras que estariam menos expostas a variados tipos de alergias, problemas respiratórios, dentre outros males relacionados ao uso de leite artificial. Por tudo isso, vale a pena conhecer seu conteúdo.

Leia e divulgue essas informações maravilhosas e essenciais para a saúde dos nossos pequenos. Você pode ter acesso à Declaração de Innocenti nesse link aqui.

Faça parte da minha lista VIP e receba conteúdos exclusivos e gratuitos! Clique aqui.

Aproveite para se inscrever no meu canal do Youtube, sempre posto novidades por lá!
Beijo grande!

 

Chá de Bebê
Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply