medo_tensão_dor
Doula, Preparo ao Parto

Afirmações de Parto, como reprogramar a mente

 É na mente que primeiro nasce o Sonho, o amor. Onde nasce a criança, a vida e o impensável

Antes, muito antes  de sentir com o toque, cheiro ou olhar, os mais profundos desejos são nutridos na nossa mente.

A carreira, o casamento, o filho…E é ela também quem comanda o trabalho de parto.

Ao manter a mente tranquila, a gestante fica relaxada, sem medo e de forma alguma se sente ameaçada. Instintivamente seu corpo todo se abre, “solta” o bebê ao mesmo tempo que os músculos trabalham involuntariamente para expeli-lo.

Isso acontece quando a mulher se mantém fora da “tríade maldita” Medo-Tensão-Dor, teoria desenvolvida por Grantly Dick-Read obstetra britânico “pai” no primeiro programa de Nascimento Natural em 1930 na Inglaterra. Grantly defende que, se durante o trabalho de parto a mulher estiver com medo, vai tensionar os músculos e essa tensão por ser justamente oposta ao movimento do corpo (abertura e expulsão) causa dores fortes, que por sua vez geram mais medo e o ciclo continua….

“Nós sabemos que os neurotransmissores do estresse liberados pelo corpo (catecolaminas) podem interferir com o trabalho de parto, diminuindo o fluxo de sangue para o útero e da placenta, diminuindo as contrações uterinas, e diminui o oxigênio para o bebê.”

 

O ideal é que ao longo da gestação, identifique, e desconstrua os medos, que sim, aparecem sempre para todas!

Você pode preparar sua mente junto com o enxoval, com cuidado especial aos detalhes, desde o começo da gestação, vai se surpreender como a ansiedade diminui e os sentimentos fluem com mais leveza!

Durante os dois Primeiros Trimestres:

Experimente  montar um diário de gestação e a cada mês concluído escrever bilhetes para você mesma com as respostas para suas angustias

“Meu bebê está se desenvolvendo Perfeitamente”

“Sou uma ótima mãe”

“Amo o meu corpo”

“As mudanças da gravidez me deixam ainda mais bonita”

“Sou amada pelo meu companheiro e família”

“Confio no meu corpo”

“Sou corajosa e estou amparada por quem amo”

“Fui escolhida para gerar uma vida, sou merecedora dessa alegria!”

 

No terceiro Trimestre é bacana já trabalhar com carinho para o parto, com palavras de força e apoio que te fortalecerão durante essas últimas semanas e durante o trabalho de parto ajudarão a respirar fundo e se concentrar!

Afirmações de Parto #1

Afirmações de Parto #1

 

 “Meu bebê sabe nascer”

“Aceito, confio e me entrego, à força do meu corpo”

“Sou merecedora de um parto lindo”

“Com amor meu bebê foi concebido, com amor será recebido”

“Cada onda vivida, é uma a menos a espera”

“Cada onda, traz o meu bebê aos meus braços”

“Eu sei Parir”

 

Escreva seus bilhetes de força, sozinha ou em dupla com a ajuda do seu companheiro e/ou sua  Doula.

Deixe eles bonitos, letras grandes, que chamem a sua atenção. Coloque em lugares que você olhe todos os dias, vale espelho do banheiro, no lado de dentro da porta do guarda-roupa, na penteadeira… 

 O importante é que você todos os dias veja e se lembre do quanto é amada, forte e capaz de vivenciar sua gestação e parto da MELHOR forma possível!

Toda mulher sente medo, ou frágil, em vários momentos da vida, é normal. Não se deixe abater, és muito mais forte do que imagina!

Fiz aqui algumas frases de apoio, que você pode imprimir se desejar.

 

“Em Atlanta, Angela Cavallo, de 65 kg, 51 anos de idade, de 1,76 metros de altura, alheia ao mundo do treinamento, no entanto, também deu mostras de uma força extraordinária na sexta-feira santa de 1982, quando seu filho ficou preso sob o Chevrolet Impala que estava consertando. O macaco que segurava o carro falhou e o carro desabou deixando o garoto preso e inconsciente bem no vão da roda que previamente tinha retirado.Angela não titubeou, de modo que meteu os braços por debaixo do carro e agarrou o brilhante parachoque de metal. O Impala pesava 1.500 quilos, mas ela conseguiu levantá-lo alguns centímetros com a intenção de “aliviar a pressão” sobre seu filho que saiu debaixo do veículo sem nenhum arranhão.” -a mente sem barreiras conquista o inimaginável-

 

Chá de Bebê
Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply