humanas
Gestação

Por que contamos a gestação em semanas

São apenas 10 meses (SIM são 10, mentiram para você a vida inteira, uma gestação normal pode ir até 42 semanas!) para formar um ser humano inteiro é bem pouco tempo se formos considerar a complexidade do nosso cérebro e funções. Por isso o desenvolvimento semana a semana é acompanhado e apresenta enormes mudanças de uma para outra. Grande parte das más formações ou problemas gestacionais podem ser identificados através desse acompanhamento. Pré Natal bem feito é essencial.

200w_d

de 0 a 8 semanas é uma explosão, entre fecundação e divisões celulares. A oitava semana é marcante pois é quando podemos ouvir o coração do bete bater, recém formadinho

9 a 12 semanas: Nessas semanas os tecidos todos vão ser formados, braços, mãos, pernas, pés, orgãos abdominais, dedinhos e orelhas. Com 12 semanas o cérebro já existe e também o sistema nervoso. O bebê já tem cara de uma pessoa pequenininha.

13 a 16 semanas: Crescer muito muito! esqueleto se fortalece e cresce muito semana a semana e sistema reprodutor já se diferencia. Nessa fase as mamãe já podem descobrir se esperam por uma menina ou menino.

17 a 20 semanas: Sistema digestório, urinário e circulatório estão completamente formados, daqui para frente vão crescer e amadurecer apenas. Os brotos dos dentes já existem na gengiva. A Mãe já pode sentir o bebê dando pulinhos do seu ventre e respondendo a estímulos. Nessas semanas os primeiros fios de pelinhos começam a surgir, cabelinhos e sobrancelhas. E nada tem a ver com azia rs

21 a 24 semanas: Para os meninos, os testículos começam a descer do abdômen e as meninas o útero e os ovários estão em vigor. Os movimentos respiratórios já acontecem e os pulmões já treinam para respiração externa, com soluços. Ainda precisam amadurecer e crescer bastante pra respirarem como os adultos.

23 a 28 semanas: Aqui amadurece a coluna, que incluem 1000 ligamentos, 150 juntas e 33 anéis também começam a se formar nesta semana. As narinas se abrem e o cérebro se desenvolve a todo vapor, em tamanho e ligações.

29 a 32 semanas: Os olhos do bebê já se abrem, ele responde a estímulos de luz e som, já que também pode ouvir perfeitamente! O corpo cresce e a cabeça se torna proporcional a ele.

33 a 36 semanas: É tempo de crescer e fortalecer. O bebê ganha peso muito rapidamente e se move com vigor. O cérebro e os pulmões continuam em constante desenvolvimento. Nesse período que se espera que fiquem já na posição ideal para o nascimento (de cabeça para baixo).

37 a 42 semanas: O bebê já está todo formadinho, agora é a hora em que o cérebro e pulmões amadurecem para poder se adaptar com mais facilidade a vida fora do útero. É também quando o bebê mais ganha peso, aquela gordurinha essencial para ficar bem até aprender a mamar direitinho.

Quando nascem? Quando os pulmões, ultimo orgão a amadurecer dentro do útero, estão 100% preparados para o mundo externo. Por isso mesmo caso você escolha receber seu bebê através de uma cesárea vale a pena aguardar os primeiros sinais de trabalho de parto, evita as chances de problemas respiratórios no bebê e nascimento prematuro.

Chá de Bebê
Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply