Plano de Parto

Um pouco de tudo: O Plano de Parto

Comecei esse mês na minha página Casa da Doula postagem semanal de vídeos respostas.

Funciona assim, eu pergunto, vocês me mandam até 5 perguntas sobre o assunto, se tudo conspirar a favor, no máximo em 7 dias posto o vídeo resposta. :)

Comecei falando sobre Plano de Parto, sou Super-blogueira-fazedora-de-vídeos  quebro bem um galho rs

O Plano de parto é uma ferramenta de empoderamento, onde você coloca em palavras tudo o que você quer que aconteça antes, durante e logo após o seu parto, desde a saída de casa até postura de equipe, posicionamento, ambiente…

Cada casal deve elaborar seu plano de parto de forma individual, pode e deve-se utilizar modelos como base, mas sempre questionar o que é relevante para você.

Depois de feito o Plano de parto, discuta com seu médico e antes das 37 semanas de gestação vá até o hospital (ou casa de parto/clinica) escolhido para o nascimento e questione sobre como você pode protocolar seu plano, tenha sempre em mãos 3 vias, uma para protocolar, uma para você entregar no momento da internação e uma terceira para manter contigo.

Mesmo que você (e/ou o casal) esteja super empoderada, a LEOA Parideira, é importante sim elaborar seu plano, para discutir e apresentar para sua equipe, mesmo em caso de partos domiciliares, assim cada um da equipe irá trabalhar para atender às suas necessidades específicas e não fazer o que cada um acredita ser o melhor (é algo muito subjetivo e particular).

A cesárea DEVE estar presente, afinal é uma cirurgia salvadora de vidas SIM e se for necessária durante o parto não vai causar tanto assombramento, pensar antes, definir limites e condutas, faz com que a experiencia seja melhor vivenciada.

 

Quer sugerir temas para outros vídeos? Mande para doula.samara@gmail.com :)

Chá de Bebê
Previous Post Next Post

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply Lin Mei 21 de agosto de 2016 at 20:55

    Olá Sam, que texto maravilhoso. Estou me preparando para fazer o meu tão sonhado parto normal depois de um grande trauma da primeira gestação, uma desneceSaria. Enfim.. eu gostaria de saber, sobre o plano de parto. Eu posso fazer independente onde for o parto, se é em um hospital privado ou SUS?? Assim que eu chegar na maternidade tenho que entregar e eles são obrigados a seguir o que eu exijo no plano?
    Aguardo sua resposta! Grande abraço!

    • Reply Doula Sam 22 de agosto de 2016 at 12:47

      Olá Lin Mei, que bom que gostou do texto, fico muito feliz!
      Cada cidade/hospital tem seu “jeitinho” de se fazer ouvir, participar de grupos de apoio à gestantes na sua cidade pode te ajudar muito nesse sentido, ficará sabendo das experiencias de outras mulheres em diferentes ambientes.
      Você pode fazer o plano de parto sim, onde quer que tenha escolhido.
      Parto domiciliar:
      Vai te ajudar a se preparar, coisas que precisa/quer comprar, organização de ambiente, alimentação. É importantíssimo também para colocar de forma clara para equipe e todos presentes todas as suas vontades e desejos.
      No parto no Convênio/SUS
      Alguns hospitais já oferecem plano de parto, vale sempre perguntar com antecedência se existe um já ou não, caso não exista você pode utilizar o modelo da Artemis-Defensoria pública, onde todas as recomendações da OMS são apresentadas de forma clara.
      Bom ter 3 vias de igual teor, uma para ficar com vc e outra para entregar na internação (pede para o responsável pelo plantão assinar)
      Em alguns casos, a terceira cópia é ideal para registrar em cartório e enviar via AR para o hospital-convênio pelo menos um mâs antes do parto, mas isso é um ponto que em grupos você saberá melhor

      Nada faz com que sejam obrigados a seguir seu plano de parto, mas te dá a abertura para futuro processo caso realizem procedimentos (desnecessários, quando bb e mãe não correm risco de morte) que você deixou claro em documento que não desejava. Esse retorno, de denuncia e processo é muito importante também, mesmo infelizmente não mudando a situação vivida, vai ajudar na melhoria da assistência oferecida na instituição. (nossa me empolguei aqui rs desculpa o textão!)

      • Reply Lin Mei 22 de agosto de 2016 at 23:18

        Hum.. Entendi!
        Textão nada, ameiii, VC tirou todas as minhas dúvidas. Gratidão eterna. 💜

    Leave a Reply