Empoderamento, inspiração, Mulheres Negras

AFRONTAMENTO

Uana Mahin é cantora, empresária, mãe de Akin e rainha do youtube. Falar sobre seu canal Afrontamento é falar sobre representatividade, empoderamento e resistência. As mulheres negras que produzem conteúdo também precisam protagonizar esses espaços. No seu novo quadro, Café Preto, Uana entrevista e arranca histórias de outras pretas. Fui convidada para participar e falei um pouco sobre assuntos que quero muito escrever por aqui.

Continue Reading

1-OuaRzlvd8lfu2yoDld4ggQ
Empoderamento, feminismo negro

ESCREVER DÓI

Cresci com a sensação de que não poderia falar. Ou por não ter voz suficiente, ou por não sentir que os ouvidos seriam compreensivos. Mas, na real, por ser mulher e negra, a minha opinião nunca foi aguardada com ansiedade. Nas vezes em que tentei, percebi que precisaria sempre aumentar o tom, levantar e dizer com o corpo um “escuta que eu vou falar”. Isso faz com que as pessoas nos enxerguem como agressivas, raivosas e vitimistas. E durante muito tempo abaixei a cabeça. Quando percebi que essa realidade não era apenas minha, decidi romper o silêncio e a submissão. Este espaço foi uma das formas que encontrei, mas as expectativas vieram bem diferentes da realidade e eu vou explicar o porquê.

Continue Reading

_MG_7128b (1)
Nômade Digital

O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO?

Uma pergunta aparece praticamente todos os dias. Ela vem dos amigos íntimos e dos laços que estamos criando por aqui. Também de desconhecidos, em apertos de mão ou mensagens nas redes sociais. ”O que vocês estão fazendo aí?”. Tanta resposta cabe entre estas aspas que eu nem sei por onde começar. Talvez por isso tenha demorado um pouco para escrever este texto. 

Continue Reading

aida
mudança, transformação

SOBRE IR EMBORA

eu entrei numa sala e pedi demissão do lugar que sempre quis trabalhar. olhei para os profissionais que sempre admirei e disse que iria largar tudo para morar na chapada diamantina.

minutos antes deste fato, entrei no banheiro e respirei fundo durante alguns minutos. dias antes deste fato, contei a ideia para algumas pessoas e não senti meu coração apenas bater, mas tremer. meses antes deste fato, sentamos, eu e meu companheiro, e fizemos planos. anos antes deste fato, jamais pensei que ele aconteceria.
Continue Reading

Captura de Tela 2015-11-30 às 16.41.01
inspiração

PARA TER UM FILHO.

Como é fazer nascer depois de ver morrer? Que a gestação é uma passagem a gente já sabe. Mas e quando, além de toda essa transformação da maternidade, você tem que encarar a morte do seu pai também? Essa é a história de Tainá, uma mulher inspiradora que acabou de perder uma das figuras mais importantes da sua vida. E a outra está no seu ventre, só esperando a hora de nascer para dar o abraço que ela tanto precisa.

Continue Reading