amamentação, amamentar em público, parto

TEM NECESSIDADE, SIM.

Várias vezes ouvi críticas sobre mulheres que postam fotos amamentando. Não é novidade pra ninguém que peito de mulher – pasmem! – ainda é tabu. Do mesmo jeito que as pessoas recriminam amamentação em público, já ouvi muita gente dizer coisas do tipo ”Pra quê postar foto amamentando? Tem necessidade disso?”. E eu vou dizer uma coisa agora, meu bem: tem necessidade sim. E CADA VEZ MAIS.

Lembrei do meu início da gravidez, totalmente fora do universo da maternidade. Eu fuçava muitos blogs em busca de algo que me aproximasse do que estava por vir. Queria criar intimidade com algo que não tinha ideia do que era. Cada foto de bebê me vazia imaginar o meu. Cada video de parto me dava mais coragem pra parir. Cada foto de mulher amamentando me mostrava o quanto aquilo era natural. E bonito. Então, sim, tem necessidade.

Para algumas pessoas parece exposição gratuita. Quem se deixa filmar parindo, pelada, gritando, descabelada, é porque ”quer aparecer”. E aí pra essas pessoas eu tenho vontade de dizer que se eu quisesse aparecer por causa disso, passaria, no mínimo, um corretivo pra disfarçar as olheiras das 18 horas de trabalho de parto. Faz mais sentido, né não?

Até quando nossos corpos servirão apenas de objeto de decoração? Quando nos mostramos de forma natural somos criticadas, mas se estamos sensuais ou angelicais, recebemos elogios. Tem alguma coisa muito errada aí.

gif-pode

 

Tornar normal/comum, é um grande passo para aceitação. Poste suas fotos sem se preocupar com ninguém. Mostre o que você quiser. Poste vídeo com seu bebê coroando e deixe as mulheres que nunca viram um parto tirarem suas próprias conclusões. Você pode ajudá-las nas escolhas, com certeza. Chega de esconder o que é natural. Chega de tabus desnecessários. Nosso corpo é apenas corpo, não bicho de sete cabeças. Separei alguns projetos pra inspirar vocês. 🙂

 

Captura de Tela 2015-09-24 às 17.18.00

 

O Enquanto eu amamento é um movimento fotográfico que apoia a amamentação prolongada e em locais públicos. As fotos são lindas. Para participar, tire uma foto preta e branca e use a hashtag #enquantoeuamamento.

 

Captura de Tela 2015-09-25 às 14.36.29

 

O Natureza Mãe é um projeto lindo da Kalu Brum, do Olhar Mamífero (É Kalu que está no gif lá em cima, amamentando seu filho. O facebook bloqueou aquela foto, dando motivo para que várias mulheres iniciassem um mamaço virtual como forma de protesto <3). As fotos são incríveis e os textos também. Você pode ver aqui.

 

Captura de Tela 2015-09-25 às 14.44.10

 

Selvática é o novo álbum de Karina Buhr, minha conterrânea. Pra variar um pouquinho, o facebook censurou a um post com a foto da capa porque Karina aparece – óóóó – cas teta de fora. O ensaio Selváticas, feito por Beto Figueroa, convidou as mulheres a posarem na banheira com os mesmos mamílos polêmicos de fora. O motivo para ele ser citado por aqui é essa foto maravilhosa de Clara, minha companheira de barriga, e seu José. Essa foto merece ser emoldurada e pendurada na melhor parede da história humanidade <3

 

Captura de Tela 2015-09-25 às 14.52.06

 

A fotógrafa Eri White também fez um ensaio que me deixou sem palavras. Fotos lindas de mulheres fazendo o que há de mais natural no mundo. Aqui tem o texto em que ela conta as conversas que teve com as mães.

 

Captura de Tela 2015-09-25 às 15.13.03

 

 

O Mamaço no Espaço é o projeto do casal Irmina Walczak e Sávio Freire. São fotos absolutamente incríveis de mulheres amamentando em espaços públicos. Vale a pena ver uma a uma e ler todos os relatos.

 

IMG_7961

 

E essa sou eu amamentando Amora. Um flagra do meu companheiro que, além de pai ativo, é um fotógrafo muito talentoso. Espero que vocês tenham gostado das dicas. Indico fortemente que você vá lá no youtube e digite ”parto natural”. Tem muitos vídeos emocionantes que, além de te fazer chorar de amor, vão te ensinar bastante. Chega de tabu <3

 

Chá de Bebê
Previous Post Next Post

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply