DAS COISAS QUE APRENDO COM MEU FILHO

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Desde que me entendo por mãe, não há um dia sequer em que não aprenda (e muito) com meu filho. É ele quem me lembra das coisas mais importantes da vida. É ele quem me mostra novas perspectivas. É ele quem me faz revisitar lugares que a nossa sociedade trata de fazer a gente esquecer.

Graças ao meu filho (ainda na barriga) percebi que era capaz de ficar muito mais atenta aos sinais do meu próprio corpo, do que jamais estive. Entendi que tenho muito mais energia do que sempre imaginei (a ponto de poder dividi-la com outra pessoa). Constatei que academia nenhuma jamais me dará curvas mais lindas do que as que meu filho me deu. Aprendi que plenitude é estar preenchida de amor e que o tempo pode parar, sim, sempre que a gente realmente quiser.

Meu filho me ensinou, durante o parto, que eu posso chegar mais longe. Mostrou que a minha força começa onde meus receios terminam. Que a comunicação, entre duas pessoas, não precisa de palavras e nem mesmo de olhares, precisa apenas de corações abertos. Que é possível amar incontrolavelmente o que não se vê, mas que existe ainda mais amor à primeira vista. Que lágrimas de alegria ganhariam um novo sentido, dali para frente.

Mesmo depois de me mostrar o maior amor do mundo, de me fazer capaz da total entrega e de fazer nascer a mãe que sou e que me torno, a cada dia, meu filho continuou a me lembrar do que realmente importa (talvez ainda mais do que antes). Ele reverencia a beleza da vida, da natureza, do amanhecer, do cair da tarde. Ele me mostra que é possível conversar com todas as plantas do jardim. Que assistir à dança das folhas das árvores, ao ritmo do vento, pode ser mais interessante do que qualquer grande show, ou evento. Que ver as gotas de chuva caindo no vidro da janela pode ser o momento mais divertido do dia. Que o olhar curioso nos mantém vivos. Que é possível olhar para tudo no mundo, como se fosse a primeira vez e que, quando fazemos isso, abrimos as portas para o aprendizado. Que não devemos desistir nunca dos nossos objetivos, mesmo que eles pareçam pequenos aos olhos dos outros, pois o que importa mesmo é o tamanho que eles ocupam no nosso coração. Que os problemas fazem parte da vida, mas não são a nossa vida (e que eles só nos fortalecem). Que eu posso ficar noites e noites sem dormir e nem lembrar do meu cansaço. Que o melhor lugar do mundo é sempre o abraço de quem a gente ama de verdade. E que o melhor momento para viver é agora. Que a gente se diverte com muito menos do que imagina e que absolutamente qualquer coisa, nesse mundo, pode se transformar no brinquedo mais interessante que já existiu.

Meu filho sabe sorrir e abusa dessa capacidade. Ele sorri para as pessoas. Ele sorri quando acorda. Sorri antes de dormir.

Ele sabe espalhar amor no mundo e, de tudo o que sempre quis para o meu filho, confesso que essa foi uma das coisas que mais desejei. Talvez por acreditar que seja mesmo o amor a nossa maior necessidade, no mundo de hoje. Para a minha maior alegria, meu filho nasceu amando. Amando as pessoas, a natureza, a vida. Veio nos ensinar que é possível viver, respirar e semear carinho, gentileza, alegria, em cada gesto, e que isso tudo se multiplica, quando tocamos o coração de outras pessoas.

Tantas coisas eu poderia descrever aqui. O aprendizado nunca termina, ao contrário, está sempre começando. Cada novo dia chega cheio de mais descobertas e revelações. Só que talvez a maior delas já esteja aí, no meio de tudo isso. Simples e direta. Por isso, meu filho, se um dia chegares a ler esses devaneios todos, da tua mamãe babona, saibas que o que mais te desejo, hoje, é que continues sendo exatamente do jeito que és. Que a vida não te roube a pureza que carregas na alma. Que não apague o brilho do teu sorriso. Que não te faça desaprender o caminho do coração das pessoas. Desejo que possas crescer forte e desenvolver ainda mais tudo isso o que já carregas, tudo isso que é só teu. Que continues tua jornada, sempre conectado com a tua essência e que o teu caminho te leve para o verdadeiro sentido da vida. Não precisas de mais nada, meu filho. Já tens tudo na vida, porque, meu filho, tu já sabes ser feliz.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

10 thoughts on “DAS COISAS QUE APRENDO COM MEU FILHO

  1. Olá!

    Me chamo Erica, tenho 25 anos e decidir ter filho junto com o meu noivo,antes do casamento.

    Sim decidimos.

    hoje estou com 4 meses e, é um menino lindo que se forma dentro de mim.

    decidimos que estava na hora de sermos pais, estamos juntos a quase 5 anos.

    Escolhemos viver esse momento, sentir o que é ser Pai e Mãe. Externar o nosso amor, já que nos amamos e, não temos nenhuma duvida que ele seria o pai dos meus filhos, e eu seria a mãe dos filhos deles. Enfim! escolhemos.

    Mas pelo fato de não sermos casados ainda, a sociedade nos olham com olhos cheios de criticas, nossos familiares se afastaram, e outros falam mal por trás. nossos pais, tem vergonha de falar que terão neto de filhos que não se casaram ainda.

    Enfim! se envergonham.

    Nunca pensei em passar por isso, nunca pensei que agiriam dessa maneira.

    onde vivemos o momento mais lindo de nossas vidas, e quem deveria ou devera dar apoio, se emocionar, viver feliz junto com nós 3, apenas nos julgam, tornando tudo tão difícil sabe?

    fico triste por isso.

    Mas, Nós 3 estamos vivendo felizes a cada ultrassom, a cada mexida, esquecendo de tudo e de todos.

    queria muito compartilhar cada mexida, crescimento, desenvolvimento do meu BB com a minha Mãe por exemplo ( queria tirar duvidas com ela, ao invés de pesquisar na internet), mas não tenho.

    Minha felicidade hoje é 90% por conta dessas pessoas, mas luto todo dia e peço a Deus para ficar 100%.

    escrevi aqui no blog mais para desabafar e, também saber se alguém já passou ou passa pela mesma situação.

    att.

    Erica .

    1. Olá, Erica! Obrigada pela confiança em compartilhar a sua história. Pense apenas no seu filho, nesse momento. Com o tempo, tudo ficará bem. Concentre-se na energia do amor. Uma criança é uma luz muito forte e, certamente, o seu bebê virá para ensinar muita coisa, para todos vocês. Confie no seu coração e na força do amor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>