Exercício na gravidez: alguns cuidados

exercicio-gravida3

Quando se fala em atividade física na gravidez, é importante relacionar vários fatores. Gosto muito de publicar aqui histórias de mães esportistas para motivar a mulherada, dar bons exemplos. Elas são bem informadas e acompanhadas por profissionais. Mas é claro que a maioria de nós, mulheres-mães, não tem muito tempo nem mesmo pra passar um batom, né? Ainda é uma pequena porção de pessoas que entende o quanto é importante arrumar um espacinho no dia para cuidar de si e da saúde, pois isso lhe acrescentará, quase que certamente, alguns anos no futuro com disposição. Sei que é difícil, mas posso assegurar que uma gravidez ativa trará imensos benefícios para mamãe, bebê  e papai!

Entretanto, quando você toma a decisão de praticar atividade física é muito importante saber o que se está fazendo, é muito importante que o profissional que acompanha a grávida saiba de tudo que acontece nesse corpo. Se você não tiver o acompanhamento de um profissional, pesquise, leia sobre tudo que se relacione com o assunto. Faça caminhadas, alongamento e exercícios para o períneo.  Estes são seguros e você pode encontrar informação de qualidade (segue alguns links de exercícios para períneo e exemplo de alongamento no fim do texto). Não se aventure colocando sua saúde e a de seu bebê em risco!

Algumas mudanças ocorridas durante a gravidez, precisam receber uma consideração especial. Para dar espaço ao útero que cresce junto com o bebezinho, as últimas costelas se afastam, aumentando o diâmetro abdominal. O diafragma, que é um músculo relacionado à respiração, se desloca para cima, para aumentar o espaço. Isso muda o padrão de respiração da mulher.

O volume de ar aspirado em cada inspiração aumenta, para suprir também as necessidades do bebê. Entrando mais ar, há também um aumento do consumo de oxigênio. Essa dinâmica respiratória alterada também resulta no aumento da frequência cardíaca em repouso, o que vai refletir lá no coração da mãe, que precisa trabalhar mais, afinal, o volume de sangue no corpo também está aumentado. O corpo também se prepara para essa sobrecarga diminuindo a resistência dos vasos sanguíneos, fazendo a pressão arterial diminuir.

Por essas questões e outras não menos importantes a atividade física para grávidas tem que ser bem orientada. Fiquem atentas!

 

http://brasil.babycenter.com/a1500507/exerc%C3%ADcios-para-os-m%C3%BAsculos-do-assoalho-p%C3%A9lvico-exerc%C3%ADcios-de-kegel

http://www.maemequer.pt/estou-gravida/saude-e-bem-estar/corpo-em-forma/exercicios-de-kegel

http://pamellaferrari.com/minha-gravidez-alongamento-na-gravidez/

* imagem de paraisomodabebe.com.br

 

Curso Online de como lidar com birras
Você também vai gostar de:
Sobre a Autora

Camila Abreu

Educadora Física especialista em atividade física para gestante e pós parto em São Paulo-SP.