festa primavera
Festas de época

Primavera e São Micael nas Escolas Waldorf

As Escolas Waldorf preparam-se intensamente para a chegada da Primavera que simboliza a vitória da luz sobre a escuridão. As mães confeccionam belíssimas coroas de flores para seus filhos e uma linda festa acontece para celebrar essa força que brota da natureza com tamanha firmeza, trazendo colorido aos campos, às árvores e aos nossos corações. E é nesse mesmo ritmo, que vivenciam também a Época de São Micael. As crianças reagem com muito entusiasmo às brincadeiras e histórias contadas na escola durante este período. Coragem e fé são os sentimentos trabalhados em suas almas, a fim de que possam assumir uma postura segura e confiante nas mais diversas situações que enfrentarão na vida.

São Micael é comemorado no dia 29 de setembro e é o defensor do bem contra o mal. É um ser lutador, que sugere que o poder do mal deve ser superado e transformado pela força do espírito. Ele não desafia outros à luta, mas ajuda aqueles que como ele estão sozinhos em uma luta corajosa. Na história de São Micael, um dragão ronda um castelo e rouba a princesa destruindo a harmonia do reino. Um príncipe se oferece ao rei para salvá-la com coragem mas também humildade, pois pede a Deus que o ajude. É quando Micael se manifesta abençoando o cavaleiro que, sentindo-se protegido, consegue enfrentar todas as dificuldades para salvar a princesa.

sao micael

Vivemos um momento extremamente materialista, permeado pela falta de esperança e por buscas carentes de um real significado. É preciso refletir de onde vem esse desespero e para onde vamos se mantivermos as mesmas atitudes. Se a imagem de Micael ou de cavaleiros e príncipes inspirados por ele, nos transmitem coragem, fé e consciência, sobre o que nos fala o dragão, representante do mal?

Os dragões modernos estão em toda parte, existem na sociedade e dentro de nossas próprias casas. Às vezes é mais fácil fechar os olhos e fingir que o mal não nos é familiar. Encarar nossos dragões internos dá muito trabalho, precisamos de muita força de vontade e muita garra para nos libertarmos dessa parte sombria que existe em todos nós. Competição, discriminação social, egoísmo, imediatismo, vaidade, ganância, medo… A lista de desqualificações humanas pode se estender cada vez mais, caso não deixemos a covardia de lado para olhar o que de fato estamos fazendo no mundo e com o mundo. O mundo são as crianças, e elas são os adultos de amanhã.

“Não há despertar de consciência sem dor, as pessoas farão de tudo, chegando aos limites do absurdo para evitar enfrentar a sua própria alma. Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a escuridão.” Jung

Tempo de cavaleiro

Que surge na paisagem

É o tempo de guerreiro

É o tempo de coragem

Tempo de estrela cadente

Tempo de olhar o céu

Tempo de ser consciente

Tempo de Micael

Chá de Bebê
Previous Post Next Post

No Comments

Leave a Reply